Jornal do Comércio/ Politica
Publicado em 02.02.2011.
Primeiro deputado pernambucano eleito pelo segmento dos trabalhadores rurais – com apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) – Manoel Santos (PT) chegou, ontem, à Assembleia Legislativa acompanhado por lideranças rurais de todo o Estado. Após a posse, ele foi escolhido líder do PT na Casa. Além do setor rural, Manoel pretende atuar “em defesa dos trabalhadores da cidade e contribuir para o desenvolvimento do Estado através do incentivo ao empresariado.”
A chegada de Manoel Santos à Assembleia tem um forte simbolismo para os trabalhadores rurais. “É um passo importante para o movimento. Pela primeira vez na história de Pernambuco a gente tem um trabalhador rural no espaço de decisão”, comemora Doriel Saturnino, presidente da Federação dos trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape).
Desde 1986, o segmento busca espaço no Legislativo estadual. Na época, a dobradinha Euclides Nascimento (PMDB, federal) e Reginaldo Muniz (PMDB, estadual) não teve sucesso. Na eleição seguinte (90), o advogado Romeu da Fonte (PSB) – que atuou muito tempo com os trabalhadores rurais – assumiu uma vaga na Alepe.
Natural de Serra Talhada e filho de integrantes do Movimento Sem-Terra, Manoel esteve à frente da Fetape de 1993 a 1998, quando foi eleito presidente da Contag, permanecendo no cargo até 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário