domingo, 1 de maio de 2011

1º dE MaiO



DiA do TRAbalhaDOR e DA traBALHAdora

122 anos de HISTÓRIA

O DIA DO TRABALHADOR FOI CRIADO EM 1889, EM UM CONGRESSO SOCIALISTA REALIZADO EM PARIS, França.

O 1º de maio foi ESCOLHIDo, não por acaso, mas EM HOMENAGEM A GREVE GERAL QUE ACONTECEU EM 1º DE MAIO DE 1886, NA CIDADE DE CHICAGO, Estados Unidos. NAQUELE dia MILHARES DE TRABALHADORES saíram às ruas para PROTESTAREM contra as PÉSSIMAS CONDIÇÕES e as grandes jornadas de trabalho QUE CHEGAVAM Até 17 HORAS DIÁRIAS. Em represália, os patrões e o governo mandaram a polícia, não para segurança dos trabalhadores, mas como jagunços. E como jagunços, a polícia cumpriu ordens e executou naquela manifestação 06 (seis), feriu 50 (cinqüenta) e prendeu centenas de trabalhadores.

Hoje, temos avanços como o limite máximo de jornada de trabalho de 44 (quarenta e quatro) horas semanais no Brasil, direitos previdenciários, política de crédito e liberdade sindical, algumas das muitas conquistas conseguidas através das lutas do movimento sindical.

Mas, ainda precisamos LUTAR muito, pois muitas das conquistas não são respeitadas e o movimento sindical continua na busca por melhores condições de vida para o trabalhador e a TRABALHADORA do campo e da cidade.

Homens e mulheRES, que constroem com suor Afogados da Ingazeira, Pernambuco, O BRASIL, vamos participar da luta por uma vida mais digna para nós trabalhadores e trabalhadoras.

Que este DIA seja de comemoração, MAS TAMBÉM de reflexão.

Bom dia do Trabalhador e da Trabalhadora para EU e para VOCÊ!

José Carlos Silva Santos,
Assessor Educacional Pólo Sindical do Pajeú / FETAPE
Secretário de Formação Política do Diretório Municipal do PT de Afogados da Ingazeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário