segunda-feira, 4 de julho de 2011

Terceiro Grito da Terra Pernambuco

Amanhã terça-feira, 5 de julho, o Recife vai escutar o grito de cinco mil homens e mulheres do campo por uma vida digna. Nesse dia, a capital pernambucana vai sediar o 3º do Grito da Terra Pernambuco. A mobilização, que é uma realização da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), com o apoio dos Sindicatos da categoria, da Contag e da CUT, vai cobrar do governo um posicionamento sobre as 157 reivindicações entregues ao Estado, no último dia 31 de maio.


Durante os últimos três dias, uma delegação da Fetape foi recebida por 12 Secretarias de Governo, que iniciaram um processo de negociação sobre a pauta. Os secretários e secretárias já fizeram alguns encaminhamentos nesse primeiro momento, mas deixaram bem claro que as decisões mais amplas, metas e recursos que serão direcionados para as ações solicitadas pelo Movimento Sindical só deverão ser apresentadas pelo governador Eduardo Campos no dia do Grito da Terra Pernambuco. Dessa forma, a Federação solicitou ao Governo que, na ocasião, possa entregar, por escrito, as respostas para todos os itens da pauta, incluindo as que foram frutos do diálogo estabelecido nesta semana que antecede a mobilização.

O presidente da FETAPE, Doriel Barros, avalia como extremamente positiva esta semana de negociação, inclusive por terem sido criadas, com algumas secretarias, uma agenda permanente de diálogo após o Grito da Terra. “A expectativa para a próxima terça-feira é receber o compromisso político do Governo naquilo que é de sua responsabilidade. Esperamos que o governador Eduardo Campos possa anunciar uma série de iniciativas para questões que estamos considerando centrais, como a contratação de novos técnicos e um maior orçamento para a secretaria executiva de Agricultura Familiar. Só assim, os trabalhadores e trabalhadoras poderão perceber que a agricultura familiar, a partir de agora, vai ser olhada como importante e necessária de ser potencializada”.

A pauta, que foi organizado pela Diretoria da FETAPE, contando com a participação de trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o estado, subdivide-se em pontos centrais e quatro grandes eixos: Combate à Pobreza e Desenvolvimento Rural; Combate à Desigualdade de Gênero e Geração; Sustentabilidade Social, Ambiental e Econômica e Qualidade de Vida no Campo. Todos os itens visam apontar as ações prioritárias para a interiorização do desenvolvimento do estado de Pernambuco.

Setor de Comunicação
Ana Célia Floriano - 81 92413613 // 99244575
http://www.fetape.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário