A padiola da economia - Parte I
Estagflação – essa palavra soa um pouco mal em nossos ouvidos, não é muito usada em nossos vocábulos, mas existe. Com o sinônimo de uma “situação em que há simultaneamente estagnação econômica, com baixo crescimento ou decréscimo do produto nacional e do emprego, e inflação”, assim apresenta o dicionário Aurélio.
O que poderia causar um estado de estagflação ou mesmo uma estagnação da economia? Hoje, faz-se mais proveitoso (usando um termo que a modernidade grita em alto e bom som – se faz mais “útil”) investir em produção do que no mercado financeiro, porque para muitos o que causa essa situação é o dinheiro ficar “parado”, além do mais, juros baixos não faz ninguém investir em poupança (um pequeno lembrete: para o ano das eleições as previsões é que os juros vão continuar baixos).
Hoje, o setor de produção que mais é procurado é o da agricultura. A agricultura está nas pautas e nas agendas dos discursos econômicos e representa algo de muito valor para os grandes negócios. Nos últimos tempos, nos países ricos, muito capital em forma de dinheiro foi acumulado, capital financeiro que foi deslocado para compra de ações também do setor primário. Atualmente, a produção agrícola está sendo controlada por grupos de empresas que “entendem-se” entre si, e que se acham onipotente, onisciente e onipresente.
Considerado o maior incompetente do mundo e ter recebido vários protestos do setor agrícola, James Silva, Ministro da Agricultura de Portugal disse em entrevista ao Mundo Português que “a agricultura é um setor de atividade que volta a está na moda, onde vale a pena investir porque se consegue tirar um rendimento igual ao de qualquer outro setor”. “Investir na agricultura é bom um negócio porque dá retorno”, afirmou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes durante a abertura da 49ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (Expolondrina). Para o presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida), Kanayo Nwanze, o investimento na agricultura familiar é a mais crucial, e que dá mais benefícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário