AAL – ACADEMIA AFOGADENSE DE LETRAS PARTICIPOU DO I ENCONTRO PERNAMBUCANO DE ESCRITORES
No período de 15 a 17 de janeiro de 2010, a Academia Afogadense de Letras esteve participando do I Encontro Pernambucano de Escritores, no Colégio Americano Batista. O nome de Afogados da Ingazeira foi exaltado pela representação literária de nossa cidade: Antonio dos Anjos (presidente da AAL), Gilberlandio Francisco (vice-presidente da AAL), Celso Brandão e Ires Pacheco.
Na 6ª feira passada, dia 15 de janeiro, em concorrido evento no auditório do Colégio Americano Batista, com a presença dos presidentes Alexandre Santos, da UBE, Marcos Accioly, do Conselho Estadual de Cultura, Ana Maria César, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Carlos Cavalcanti, da Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda, Giovanni Sá, da Academia de Serra-Tallhadense de Letras, Lucilo Varejão Neto, da Academia Recifense de Letras, Tarcísio Rodrigues, da Fundação Casa de Cultura de Serra Talhada, os ex-presidentes Vital Corrêa de Araújo e Olímpio Bonald Neto, foi realizada a sessão de abertura do I Encontro Pernambucano de Escritores. Na ocasião, em saudação de boas vindas, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, acolheu as delegações dos diversos municípios do Estado e explicou a filosofia que orienta a concepção do Encontro Pernambucano de Escritores. Depois dos discursos proferidos pelos escritores Antônio Filho Neto, coordenador do evento, e Giovanni Sá, idealizador do Encontro Pernambuco de Escritores, o acadêmico Marcos Accioly ministrou aula-espetáculo sobre João Cabral de Melo Neto.
No sábado passado, dia 16 de janeiro, em palestra no âmbito do Painel sobre a literatura na região do Grande Recife coordenado pelo presidente da UBE Alexandre Santos, o acadêmico Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras, proferiu palestra sobre 'a literatura no contexto regional'.
No sábado passado, dia 16 de janeiro, em palestra no âmbito do Painel sobre a literatura no Sertão coordenado pelo acadêmico, Antônio dos Anjos, presidente da Academia de Letras de Afogados da Ingazeira, o acadêmico Giovanni Sá, presidente da Academia Serra-Talhadense de Letras e idealizador do Encontro Pernambucano de Escritores, proferiu palestra sobre 'a questão cultural na região sertaneja'.
UBE homenageou Paulo Cavalcanti
No domingo, dia 17 de janeiro, concorrida solenidade no auditório do Colégio Americano Batista, a UBE encerrou o I Encontro Pernambucano de Escritores. Na ocasião, em evento que contou com a presença dos ex-presidentes Dione Barreto, Olímpio Bonald Neto, Flávio Chaves e Vital Corrêa de Araújo, a UBE prestou significativa homenagem póstuma ao escritor Paulo Cavalcanti, então representado pelo ator Sérgio Gusmão.
No sábado passado, dia 17 de janeiro, no encerramento do I Encontro Pernambucano de Escritores, após o grupo de xaxado 'Raízes do cangaço', de Serra Talhada, e do comediante Murilo Gun, em seguida o acadêmico Raimundo Carrero falou dos principais vultos da literatura pernambucana e, depois de discorrer sobre a importância de Frei Caneca para a história do Estado, sugeriu que a UBE capitaneasse um esforço para a criação de uma Fundação que se encarregasse da análise e divulgação da vasta obra do Frei Caneca. A sugestão foi prontamente aceita pelo escritor Alexandre Santos, presidente da UBE. E como última atração do Evento o arquiteto e poeta Jessier Quirino apresentou recital com fragmentos do espetáculo 'De cumpade para cumpade'. O Matuto que assistiu um filme legendado entre outros trabalhos seus.
Antônio Filho Neto agradece empenho do grupo de coordenação do Encontro Pernambucano de Escritores
Neste domingo, dia 17 de janeiro, por ocasião da solenidade de homenagem aos presidentes da UBE, o escritor Antônio Filho Neto, coordenador geral do I Encontro Pernambucano de Escritores, discursou e, depois de enfatizar a natureza coletiva do trabalho que tinha realizado, apresentou os agradecimentos à equipe coordenadora do evento, destacando a participação de Rogério Generoso, Jair Martins, Rachel Carrilho, Socorro Costa, Si Cabral, Rosa Bezerra, João Alfredo dos Anjos, Edvaldo Bronzeado, Luiz Souza Leão Fátima Almeida, Luciene Freitas e Mery Lucy.
Bem amigo leitor, mais uma vez o nome de Afogados da Ingazeira foi destacado no cenário Literário estadual graças a iniciativa da Academia Afogadense de Letras – AAL em participar deste I Encontro Pernambucano de Escritores, ficou constatado que as Organizações Não governamentais (no âmbito literário) mais uma vez dar lição de administração, articulação e vontade de fazer as coisas em prol de uma causa, ação que os nossos Governantes não fazem, além de usufruir dos recursos destinados a cultura não aplicam como é direito as verbas públicas. É lamentável que a Imprensa e nem as forças políticas dêem o destaque que literatura de Afogados da Ingazeira mereça. Parabéns para Academia Afogadense de Letras por mais esta conquista. Em tempo afirmamos que o Presidente da Academia Afogadense de Letras, o Sr. Antonio dos Anjos é o presidente mais jovem das Academias de Letras do Estado de Pernambuco.
Por Antonio dos Anjos
http://www.antoniodosanjos.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário