Com o tema Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação será aberta, neste domingo (28), em Brasília, a Conferência Nacional de Educação (Conae).
O movimento sindical do campo participa do evento com 54 delegados(as), em nível nacional, dos quais 25 são lideranças do movimento dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR), mobilizados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).
A participação do movimento sindical, segundo o secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson Gonçalves, não está acontecendo somente agora, na Conae, mas em todo o processo de construção da conferência.
“Mobilizamos nossas lideranças sindicais em todo o País, incentivando-as a participar das conferências municipais e estaduais para poderem sair com expressivo número de delegados(as)”.
Ele frisa que o MSTTR também participou da construção do Plano Nacional de Educação, cujos debates foram coordenados pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados “Tudo isso nos respaldou a estar com uma delegação que é a maior em conferências nacionais”, diz o dirigente, lembrando que a cota inicial era de onze vagas, e a Contag conquistou mais treze.
Ao avaliar a importância da Conae, o secretário José Wilson reforça que a conferência é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional – desde a Educação Infantil à Pós-Graduação, realizada em diferentes territórios e espaços institucionais.
“É também um momento importante para colocarmos na pauta da Educação Nacional o capítulo da Educação do Campo e avançar na nossa proposta de uma política nacional de Estado de uma educação diferenciada para o meio rural, considerando a diversidade de sujeitos, a realidade das comunidades rurais e as especificidades regionais”, acrescentou.
A Conferência Nacional de Educação será divida em seis eixos temáticos, que debaterão o papel do estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional; qualidade da educação, gestão democrática e avaliação.
Outros debates são: democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; formação e valorização dos trabalhadores em educação; financiamento da educação e controle social; e justiça social, educação e trabalho – inclusão, diversidade e igualdade.
FONTE: http://www.contag.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário