quinta-feira, 17 de maio de 2012

17 de Maio, dia de COMBATE à HOMOFOBIA

O dia 17 de maio de 1990 foi o dia em que a Assembléia Mundial da Saúde, órgão máximo da Organização Mundial da Saúde (OMS), retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. Desde então, a data é celebrada internacionalmente como o Dia de combate à Homofobia. No Brasil, esta data foi instituída em 2010, a partir de um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva atendendo a reivindicações de movimentos ligados à defesa dos direitos dos homossexuais.

A Homofobia pode ser manifestada de várias formas, desde uma palavra repudiosa em ataque a sociedade homosexual, como uma ação que possa levar essa sociedade à morte.

Em nosso município, ano passado, um jovem foi morto vítima dessa crueldade, Éder Marques poderia estar vivo, porém outras pessoas se acharam no direito de TIRAR-LHE a vida, sendo a VIDA o principal direito estabelecido na Constituição Federal e mais importante ainda "o maior presente dado por DEUS".

A diversidade humana deve ser encarada como algo positivo, pois a história nos ensina que quando se tentou negar a diversidade pairaram-se monstros como o nazismo e o sistema escravocrata. Pessoas LGBT existem em todos os espaços. Ignorá-las ou desrespeita-las só contribui para estimular a violência nas nossas escolas, nas famílias e na sociedade de modo geral e também potencializar tristes indicadores de nossa educação (evasão escolar, bullyng, dificuldade de aprendizagem).


Texto: Kátia Patriota

Nenhum comentário:

Postar um comentário